podcast do isaúde brasil

Publicada em 09/09/2020 às 14h16. Atualizada em 09/09/2020 às 14h25

Aprenda uma série de alongamento para um home office sem dores

Fisioterapeuta ensina exercícios para evitar futuros desconfortos.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
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O alongamento é uma prática extremamente necessária, tanto para pessoas que praticam exercícios físicos, quanto para sedentários. É uma prática que melhora a flexibilidade do corpo a partir do estiramento das fibras musculares. A fisioterapeuta Fernanda Gianella ressalta que “alongar durante o dia, principalmente para pessoas que passam muito tempo na mesma posição, é extremamente necessário”. Confira abaixo alguns exercícios:

Alongamento das costas

1- Sentado na cadeira, coluna ereta, estique os braços para o alto, com os dedos entrelaçados. Mantenha por 20 segundos. Em seguida incline o tronco para o lado direito e permaneça por 10 segundos, depois para o lado esquerdo.

Alongamento e movimento do pescoço

1-  Sentado, Movimentar o pescoço para os lados fazendo o sinal do Não. Fazer 10 repetições de cada lado.

2- Sentado, segurar com a mão do lado oposto da cabeça e puxe-a em direção ao seu ombro. Movimento lento. Mantenha na posição por 20 segundos. Repetir do outro lado.

3- Sentado. Puxar a cabeça levando o queixo em direção do peito. Mantenha por 20 segundos.

Alongamento dos braços e pulsos

1- Sentado estique um dos braços em frente ao corpo, puxando-o pelo cotovelo com a outra mão. Mantenha na posição por 20 segundos. Faça no outro braço.

2- Com o braço esticado à frente levante a palma da mão, e com a ajuda da outra mão, estique os dedos para trás. Mantenha a posição por 20 segundos. Em uma variação, vire a palma da mão para baixo e puxe os dedos com a outra mão.

Alongamento das pernas

1-Sentado, cruzar uma perna sobre a outra, e empurre o joelho para baixo. Mantenha por 20 segundos, repita o movimento com a outra perna.

Pessoas com problemas na coluna ou articulações necessitam de um alongamento diferenciado. O ideal seria a orientação de um profissional especializado para poder indicar o melhor exercício de alongamento e quantidade evitando-se assim o risco de dores e lesões.

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