podcast do isaúde brasil

Publicada em 12/05/2020 às 10h25. Atualizada em 12/05/2020 às 15h11

É sedentário, mas quer se exercitar em casa? Saiba como começar!

Dicas e cuidados para iniciar a prática de atividade em casa, durante a quarentena da COVID-19.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Não é segredo que a prática de atividade física traz benefícios não somente para a saúde do corpo, como da mente. Em tempos de quarentena por conta da pandemia da COVID-19, o confinamento tem levado muitas pessoas ao sedentarismo ocasionando ganho de peso e redução da qualidade de vida e bem-estar. Mas é possível iniciar a prática de exercícios corporais, mesmo para aqueles que eram sedentários antes do advento do novo coronavírus. Para colher algumas dicas, o iSaúde conversou com a professora de dança e de Educação Física, Jocélia Freire. Confira!

iSaúde - Sou sedentário, mas quero começar a me exercitar em casa. Como posso iniciar?

Jocélia Freire - O primeiro passo é escolher uma atividade leve e talvez uma aula regular por vídeo, muitos profissionais já oferecem esse tipo de serviço online.

iSaúde - Quais os cuidados que devo ter ao realizar exercícios em casa?

Jocélia Freire - É importante fazer apenas o que for seguro, não comece com exercícios intermediários ou avançados, ou que não tenha entendido. Não recomendo a utilização de exercícios que exigem uso de cargas, neste caso, é necessário o acompanhamento de um profissional.

iSaúde - Quais atividades físicas posso fazer?

Jocélia Freire - Dança é uma ótima opção, alongamento também. Entretanto, tudo deve ser realizado com cuidado e atenção.

iSaúde - Quais os riscos de ser sedentário e a importância de sair do sedentarismo?

Jocélia Freire - O resultado do sedentarismo pode ser algumas doenças, sair dele irá colaborar no controle e até evitar tais doenças.

iSaúde - Como incorporar mais movimento às atividades corriqueiras de casa?

Jocélia Freire - Ouvir música durante as atividades cotidianas e transformar isso em um momento dançante, é uma boa opção.

iSaúde - Quais os benefícios do exercício físico?

Jocélia Freire - Ajuda no controle da obesidade, de doenças cardiovasculares e do colesterol. Além de proporcionar bem estar físico e mental.

iSaúde - Há idade recomendada para iniciar a prática de atividades físicas?

Jocélia Freire - Não, mas é importante conhecer os limites do próprio corpo e buscar orientação de um profissional.

iSaúde - Há limite de idade para se exercitar? Um idoso pode realizar atividades em casa?

Jocélia Freire - É preciso saber as condições físicas desse idoso, seria bom ter sempre um profissional orientando a prática desses exercícios.

Compartilhe

Saiba Mais