podcast do isaúde brasil

Publicada em 17/11/2015 às 00h00. Atualizada em 29/03/2016 às 17h12

Os cães e gatos podem transmitir doenças?

Até que ponto é perigoso o contato desses animais com crianças?

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O encantamento pelos cães e gatos é natural para a maioria das crianças e, por isso, elas querem estar sempre junto dos Pets. Essa convivência tem muitos benefícios, mas, para proteger a saúde dos pequenos, é preciso conhecer e prevenir doenças que podem ser transmitidas. 



Os gatos podem transmitir as giardíases, doenças de arranhadura do gato e a toxoplasmose. Os cães podem transmitir a toxocarisia, diarreias e infecção bacteriana devido a mordeduras. 

A giardíase é uma doença causada por um protozoário, a giardia liamblia, que pode contaminar a criança pelo contato com as fezes do gato e pode se manifestar por meio de diarreias. 

A doença da arranhadura do gato atinge especialmente crianças menores de cinco anos, provocando febre alta e aumento dos gânglios, também conhecidos como ínguas, cerca de uma a três semanas após o contato.

A toxoplasmose é causada quando o gato se contamina através de contato com pequenos roedores e espalham milhares de ovos através de suas fezes causando, na maioria das crianças, sintomas semelhantes a gripe, febre e dores musculares que, às vezes duram semanas, entretanto, mesmo após a melhoria dos sintomas, os parasitas permanecem no organismo das crianças podendo acometer a doença quando ocorrer queda da imunidade. Mordeduras podem provocar febre alta e formação de pus devido a bactérias que habitam na boca dos cães e gatos. 

Dicas:
* Mantenha as vacinas dos animais sempre em dia, conforme orientação do médico veterinário;
* Lave as mãos com água e sabão após manusear o animal;
* Limpe a área onde ficam as fezes;
* Acompanhe as brincadeiras entre as crianças e os animais de forma a prevenir acidentes como mordeduras e arranhaduras
.

Compartilhe

Saiba Mais

    Serviços Gratuitos
    • Hospital Humberto Castro Lima - Rua Pedro Lessa - nº 118 - Canela - CEP 40.110-050 - Salvador - Bahia Telefone: (71) 3173.8200.