podcast do isaúde brasil

Publicada em 23/09/2013 às 00h00.

Veja como a ergonomia pode reduzir o estresse no trabalho

Confira algumas dicas que você mesmo pode fazer para tornar suas condições de trabalho mais saudáveis.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

No sentido etimológico do termo, Ergonomia significa o estudo das leis do trabalho. E, segundo o conceito do ResearchSociety (U.K.) – Sociedade Nacional de Ergonomia, é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.

Nesse sentido, os riscos ergonômicos são os fatores psico-fisiológicos relacionados ao trabalho que o ser humano fica exposto durante o desenvolvimento de suas atividades. E, para prevenir o surgimento desses riscos, torna-se indispensável conhecer e praticar as técnicas elencadas abaixo:

 

ALONGAMENTOS 

Os exercícios físicos podem ser um dos meios de lidar com o estresse ajudando a restabelecer as condições normais do organismo, seja o desequilíbrio por fatores psicológicos ou fisiológicos. 

O alongamento muscular é considerado um tipo de relaxamento, como comprovado no estudo de Carlson, Collins, Nitz e Sturgis (1990) onde foram constatadas diminuições significativas dos níveis de tensão muscular, ritmo respiratório e pressão sanguínea. 

 

 

Compartilhe

Saiba Mais