podcast do isaúde brasil

Publicada em 08/09/2020 às 07h03. Atualizada em 09/09/2020 às 14h36

Você sabia que a laserterapia pode acelerar o movimento dentário e reduzir a dor decorrentes do tratamento ortodôntico?

Na ortodontia, o laser de baixa potência vem sendo utilizado para aumentar a taxa de movimentação dos dentes e produzir analgesia (ausência de dor) durante a terapia ortodôntica.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Uma das principais preocupações dos pacientes que usam aparelhos ortodônticos é a dor e o longo período de tratamento. A duração demasiada da terapia ortodôntica acarreta diversos prejuízos sobre a condição de saúde bucal, tais como: o risco de gengivite, de reabsorção das raízes e de cárie dentária. A severidade da má oclusão e a técnica empregada pelo profissional são determinantes para a duração do tratamento, todavia o tempo médio pode variar de 2 a 3 anos com aparelho fixo. 

Alguns métodos são usados para obter um menor tempo de tratamento, sendo eles cirúrgicos e não cirúrgicos. A abordagem cirúrgica, clinicamente, tem melhores resultados quando o objetivo é acelerar a velocidade do movimento dentário ortodôntico, contudo, o método é limitado por ser invasivo, agressivo e por causar efeitos colaterais indesejáveis durante e após as intervenções. 

O laser de baixa potência (LBP) ou laser terapêutico é um método não cirúrgico que emite luz laser no intervalo vermelho ao infravermelho, com comprimentos de onda de 632 nm a 1064 nm, capazes de produzir alterações biológicas significativas através de sua atividade biomoduladora e regenerativa. Na ortodontia, o LBP vem sendo utilizado para aumentar a taxa de movimentação dos dentes e reduzir a dor durante a terapia ortodôntica.

Durante o movimento ortodôntico, o LBP modula a resposta celular proporcionando aceleração da movimentação dentária através do aumento da atividade de células ósseas e vasculares, além de estimular a produção de colágeno (principal proteína da matriz óssea). O aumento desses mecanismos estimula a remodelação óssea, o que resulta em maior velocidade do movimento dentário. 

 

A aplicação do LBP como coadjuvante na terapia ortodôntica, desencadeia efeitos analgésicos e anti-inflamatórios por meio do aumento do fluxo sanguíneo, da inibição da transmissão do impulso nervoso nas extremidades do nervo periférico e da estimulação da produção de beta-endorfina, mediador endógeno capaz de reduzir a dor por meio da inibição dos processos envolvidos na COX-2 (cicloxigenase-2).

A técnica de fotobiomodulação a laser vem se sobressaindo na odontologia por ser de fácil execução, minimamente invasiva, segura, financeiramente viável, além de não promover efeitos sistêmicos negativos, agindo apenas no local da aplicação, e por ser indolor. Destaca-se na ortodontia, uma vez que promove prevenção de reabsorções de raízes, por sua capacidade de proteger e reparar os tecidos; aceleração do movimento dentário ortodôntico, através da estimulação da remodelação óssea; e produção de efeito analgésico, por meio da modulação da inflamação e da inibição de mecanismos envolvidos na dor.

Referências:

1. Abdelhameed AN, Refai WMM. Evaluation of the Effect of Combined Low Energy Laser Application and Micro-Osteoperforations versus the Effect of Application of Each Technique Separately On the Rate of Orthodontic Tooth Movement. Open Access Maced J Med Sci.2018;6(11):2180-2185. 

2. Arumughan S, Somaiah S, Muddaiah S, Shetty B, Reddy G, Roopa S. A Comparison of the Rate of Retraction with Low-level Laser Therapy and Conventional Retraction Technique. Contemp Clin Dent.2018;9(2):260–6.

3. Angelieri F, Sousa MV da S, Kanashiro LK, Siqueira DF, Maltagliati LÁ. Effects of low intensity laser on pain sensitivity during orthodontic movement. Dental Press Journal of Orthodontics.2011;16(4):95-102. 

4. Nicotra C, Polizzi A, Zappalà G, Leonida A, Indelicato F, Caccianiga G. A Comparative Assessment of Pain Caused by the Placement of Banded Orthodontic Appliances with and without Low-Level Laser Therapy: A Randomized Controlled Prospective Study. Dent J.2020;8(1):1-10.

5. Narmada IB, Rubianto M, Putra ST. The effect of low-level light therapy on orthodontic tooth movement rate, heat shock protein 70, and matrix metallopreteinase 8 expression: Animal study. Dent Res J.2020;17(1):73-79.

Compartilhe

Saiba Mais