podcast do isaúde brasil

Publicada em 27/06/2012 às 00h00. Atualizada em 27/06/2012 às 11h20

Você conhece os benefícios da meditação?

A técnica milenar ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando a capacidade de concentração

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

"Os afazeres da vida doméstica, as obrigações do trabalho e o trânsito congestionado preenchem tanto a nossa rotina, que poucos são os momentos de descanso e paz".

Todo dia é aquele mesmo ritmo frenético. Os afazeres da vida doméstica, as obrigações do trabalho e o trânsito congestionado preenchem tanto a nossa rotina, que poucos são os momentos de descanso e paz. Com tanto corre-corre, o estresse, a depressão, a ansiedade e a insônia acabaram se tornando problemas bastante comuns no mundo de hoje. Mas, não se preocupe. Uma boa forma de combatê-los e, de quebra, ainda desacelerar a mente, é praticar a meditação, uma técnica oriental que oferece uma lista de vantagens sem limites para a nossa saúde e bem-estar. 

Sintonia mente-corpo

A meditação consiste, basicamente, no uso de técnicas que ajudem a pessoa a entrar em um estado de consciência meditativa. É como se o cérebro ignorasse tudo à volta e a cabeça ficasse vazia, sem se prender a nenhum pensamento.  Parece que a gente se desliga do mundo exterior e volta nossa atenção para dentro de nós mesmos.  Com isso, a mente fica mais tranquila, menos barulhenta, o que leva a reações físicas: o corpo desacelera, a pessoa entra em um estado de quietude, o organismo se autorregula, e experimentamos um momento de paz e tranquilidade. 

"...a meditação também equilibra o corpo como um todo, dando ao organismo mais chances de trabalhar melhor". 



As vantagens da meditação são inúmeras. Ela auxilia na redução de estresse, da ansiedade, combate a depressão, traz tranquilidade, nos ajudar a lidar melhor com as nossas emoções e aumenta a capacidade de concentração.  Um detalhe, todos esses benefícios são comprovados cientificamente por várias pesquisas realizadas nos quatro cantos do mundo. Além disso, a meditação também equilibra o corpo como um todo, dando ao organismo mais chances de trabalhar melhor. Em algumas situações, inclusive, pode combater alguns problemas de saúde, como a hipertensão, por exemplo.

Quem pode fazer?

A meditação é recomendada para todas as pessoas que queiram atingir um estado de maior centramento e equilíbrio psicoemocional. A calmaria surge imediatamente, mas é a prática regular que traz os efeitos duradouros. Por isso, recomenda-se a realização do procedimento por, no mínimo, duas vezes ao dia, durante 30 minutos, sendo que os melhores horários são antes de dormir e pela manhã, ao acordar.

"O método mais básico requer que você sente quietamente, seja em uma cadeira ou com as pernas cruzadas sobre uma almofada, e observe o fluxo de pensamentos sem se prender a eles".

O método mais básico requer que você sente quietamente, seja em uma cadeira ou com as pernas cruzadas sobre uma almofada, e observe o fluxo de pensamentos sem se prender a eles. O importante é prestar atenção ao ritmo da respiração. Para conseguir isso, dá para usar o auxílio de diversas técnicas, como focar em alguma música tranquila, repetir algum som ou palavra, a exemplo de mantras (uma sílaba ou poema que ajuda a acalmar), ou ainda, se ligar em algum tipo de estímulo visual, sonoro ou realizar movimentos corporais.

Portanto, a meditação ajuda a desencadear mudanças na vida dos praticantes, acalma a mente e até ajuda no despertar da espiritualidade.  Embora seja algo simples e sem muitas dificuldades, muitas pessoas têm dificuldade de iniciar a prática, pois não estão acostumadas a algo que consiste em um “não fazer”. Mas, com tantos benefícios e vantagens, se você ainda não começou a praticá-la, deveria começar a pensar na ideia. 

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • SEPSI - Serviço de Psicologia
    Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Tel.: (71)3276-8259
    Av. Dom João VI, nº 275, Brotas, Salvador, Bahia CEP: 40290-000
  • NEPPSI - Núcleo De Estudos E Práticas Psicológicas
    Universidade Salvador
    Tel.: (71) 3330-4612 / 4662
    Rua Ponciano de Oliveira, 126, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, CEP 41.950-275
  • NAPSI – Núcleo de Atendimento Psicológico
    Tel.: 3247-5020
    Rua Ademar de Barros, Nº 343 – Ed. Julio Call, S/108 - Ondina, Salvador, Bahia