podcast do isaúde brasil

Publicada em 17/12/2019 às 10h44. Atualizada em 28/01/2020 às 11h27

Para que serve o protetor labial?

Além do já tradicional protetor solar para o corpo, é hora de cuidar também dos lábio. Saiba mais!

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Com a chegada do verão, as praias começam a encher de banhistas que disputam um pedacinho de sol e mar entre areia e sombreiros. Mas, com o sol, também chegam as dúvidas sobre uso de protetores solares, sobretudo sobre a proteção labial por meio de bálsamos com fator de proteção solar (FPS).

No Brasil, o câncer de boca (lábio e cavidade oral) constitui-se num problema de saúde pública, devido a sua alta taxa de incidência e morbimortalidade. Estima-se que dentre os 6,4 milhões de neoplasias malignas diagnosticadas mundialmente, 10% estão localizadas na boca. Ainda assim, a utilização de protetores solares labiais, por muitas vezes, é subestimada, sobretudo pela população masculina, ou é tida como desconfortável dada a textura dos bálsamos labiais. Mas é ela que ajuda a prevenir doenças como o câncer de boca, queilite actínica (espessamento dos lábios que pode levar ao câncer) e melanoma labial – uma espécie de câncer de pele. E, também, previne o ressecamento dos lábios causado pelo sol e banho de mar ou piscina, já que a pele da boca é muito fina e delicada, sendo mais facilmente exposta e danificada, o que torna ainda mais necessária a sua proteção.

E como devemos usar o protetor labial? Os bálsamos, conhecidos também como “Lip Balms”, deveriam ser utilizados diariamente, sobretudo por quem trabalha se expondo ao sol. Eles devem ser aplicados em cerca de duas camadas e reaplicados ao longo do dia para que a sua eficácia permaneça alta. Dê preferência aos vendidos em farmácia e com marcas já conhecidas, para evitar possíveis alergias, e procure os que indicam nas embalagens um fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 15. Quanto maior o FPS, melhor – para garantir que a sua boca fique protegida e hidratada. A manteiga de cacau, muito utilizada, não possui fator de proteção solar, então é melhor evitar usá-la durante o dia.

Agora que já sabem dos cuidados com os lábios e para que serve o protetor solar labial, é só usar todos os dias e aproveitar o sol e a praia sem maiores preocupações! 

Referências:

1. Sambandan D, Ratner D. Sunscreens: An overview and update. Journal of the American Academy of Dermatology. 2011;64(4):748-758.

2.  Maier H, Schauberger G, Brunnhofer K, Honigsmann H. Assessment of thickness of photoprotective lipsticks and frequency of reapplication: results from a laboratory test and a field experiment. British Journal of Dermatology. 2003;148(4):763-769.

3. Ribeiro, I. L. A., Medeiros, J. J. de, Rodrigues, L. V., Valença, A. M. G., & Lima Neto, E. de A. (2015). Factors associated with lip and oral cavity cancer. Revista Brasileira de Epidemiologia, 18(3), 618–629.

Compartilhe

Saiba Mais