podcast do isaúde brasil

Publicada em 23/10/2019 às 00h00. Atualizada em 23/10/2019 às 06h37

25 de outubro - Dia do Cirurgião Dentista

Dr. Maurício Barreto comenta sobre a importância da profissão e suas modalidades.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O dia 25 de outubro foi escolhido como Dia do Cirurgião Dentista porque faz referência ao dia em que foi assinado, em 1884, o Decreto nº 9311, que criou os primeiros cursos de odontologia no Brasil. A data foi oficializada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com a Resolução nº 96, de junho de 1976.

"É uma profissão muito importante, pois cuida da cavidade bucal e do terço inferior da face, responsáveis pelas funções mastigatórias, fonéticas, expressão do sorriso, entre outras".



É uma profissão muito importante, pois cuida da cavidade bucal e do terço inferior da face, responsáveis pelas funções mastigatórias, fonéticas, expressão do sorriso, entre outras. Os pacientes estão sempre procurando um novo sorriso, sentimento de segurança ao falar, comer e, principalmente, sorrir.  

A odontologia tem buscado tratamentos reabilitadores que devolvam a função e a estética respeitando os limites biológicos e atendendo uma demanda que hoje é também do paciente: restabelecer um sorriso natural e belo. Os pacientes solicitam clareamentos, restaurações, próteses que se assemelhem as estruturas dentais e que produzam um sorriso bonito, porém sem parecer artificial. 

Na atualidade, o cirurgião-dentista de forma crescente, integra-se com as outras profissões de saúde, por estar consolidado o entendimento que a condição de saúde bucal é fundamental nas respostas dos demais tratamentos de saúde do ser humano como um todo. 


Com tantas atribuições, o exercício da odontologia torna-se uma profissão singular, pois exige dos que a ela se dedicam o senso estético de uma artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge.

A formação para o exercício dessa profissão tem duração de quatro a cinco anos, terminando o curso como clínico geral, capacitado para tratar cáries incipientes, tratamentos preventivos (profilaxia dental) e procedimentos mais simplificados de cada área da odontologia. Ao término da faculdade, o profissional poderá se especializar em áreas específicas através de cursos “Latu Sensu” com duração de 600 a 2500 horas. Apresentamos a seguir, um resumo das áreas de atuação em odontologia para sua melhor compreensão e facilidade ao procurar um profissional mais indicado ao seu caso. 

 

Aos colegas recém chegados ao mercado de trabalho é preciso ter consciência de dois fatos fundamentais: em primeiro lugar, uma maior oferta de profissionais aliada a facilidade de acesso as informações tornaram o mercado extremamente competitivo. Isso significa, na prática, que a inserção profissional exige qualificação e competência. Títulos acadêmicos ajudam bastante, mas o “saber fazer” é mais importante. Em segundo lugar, é fundamental o resgate dos valores éticos profissionais e a visão humanizada das abordagens terapêuticas. Recolocar o exercício profissional a real serviço do bem estar do paciente, sendo o cirurgião dentista o protagonista deste “cuidado”, constitui, em ato, o melhor caminho para o sucesso profissional e o real sentido da nossa utilidade para a sociedade. 

 

 

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000
  • Clínica de Odontologia - UNIME
    Tel.:(71) 3616-2000
    Rua Professor Fernando Rocha, 326, Paralela,Salvador,Bahia, CEP:41.741-500
  • Faculdade de Odontologia UFBA
    Tel.: (71) 3283-9011, Av. Araújo Pinho Nº 62, Canela, Salvador,Bahia, CEP: 40110-150