podcast do isaúde brasil

Publicada em 23/10/2019 às 14h23.

O que trata o cirurgião-dentista?

Se você está em busca de um novo sorriso, esse artigo vai interessar muito. Dr. Maurício Barreto explica sobre as novas técnicas em implantodontia.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela saúde bucal, abrangendo não só os dentes, mas todas as estruturas associadas, como a face, a cavidade oral e a musculatura mastigatória. É também o responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da boca, sendo a prevenção, hoje, o seu maior enfoque.

O dia 25 de outubro foi escolhido como Dia do Cirurgião Dentista porque faz referência à data em que foi assinado, em 1884, o Decreto nº 9311, que criou os primeiros cursos de odontologia no Brasil, oficializada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com a Resolução nº 96, de junho de 1976.

Ao realizar uma rebilitação oral, as pessoas estão sempre procurando maior segurança ao falar, comer e, principalmente, sorrir. A odontologia tem buscado tratamentos reabilitadores que devolvam a função e a estética, respeitando os limites biológicos e atendendo uma demanda que hoje é também do paciente: restabelecer uma estética natural. Os pacientes solicitam clareamentos, restaurações, próteses, recontornos estéticos que se assemelhem às estruturas dentais e que produzam um sorriso bonito, porém sem parecer artificial.

 
Técnicas de Reabilitação Oral


A odontologia, nos últimos 40 anos, teve um grande avanço, principalmente no que se refere à substituição de perdas dentárias. No passado, as únicas opções para esse tipo de problema eram as próteses removíveis totais (dentadura) ou parciais. Depois houve uma evolução para as próteses parciais fixas (ponte-fixa), cuja indicação seria para uma ou mais perdas dentárias. A vantagem é que ficavam fixas, mas tinham como desvantagem o desgaste dos dentes vizinhos ao da perda. As próteses fixas unitárias, chamadas também de coroas ou blocos, inicialmente eram feitas em metal (ouro, prata) e hoje são utilizados os sistemas metal-free, que são restaurações confeccionadas em resina, porcelana ou cerômero, totalmente livres de metal, que objetiva uma estética o mais natural possível.


 
Restauração metal-free em zircônia: A) prova da base em zircônia B) coroa no laboratório C) coroa instalada.

Os implantes dentários são parafusos de titânio que substituem a raiz de um dente perdido. Eles servem de apoio para fixar próteses unitárias, parciais ou totais. E para quem teve perda óssea após a remoção das unidades dentárias, é possível enxerto ósseo para aumentar sua  altura e espessura, possibilitando, dessa forma, a colocação dos implantes. Em todo o mundo, milhões de pessoas têm-se beneficiado dessa técnica e, em muito, melhorado sua qualidade de vida e autoestima.

A) Representação esquemática de tratamento com implante dentário: B) e C) Caso clínico com restauração estética sobre implantes sem desgaste dos dentes adjacentes. 

A carga imediata é uma evolução no tratamento com implantes dentários e tem como objetivo a redução do tempo de tratamento e o período de cicatrização. A técnica consiste na  instalação da prótese fixa nos implantes dentários poucas horas depois da cirurgia.  A carga imediata reabilita o paciente em poucos dias, proporcionando grande satisfação e diminuição da ansiedade. No entanto, há indicações específicas para a aplicação dessa técnica, como a qualidade e quantidade de osso suficiente, ausência de parafunções ( a exemplo do bruxismo) e uma boa oclusão. Seguindo os critérios necessários, essa técnica é um sucesso entre os pacientes.

Custo do Tratamento

O tratamento mais eficiente e mais barato ainda continua sendo o preventivo, ou seja, o uso do fio dental e da escova de dentes. Porém, quando se trata de reabilitações orais, os custos do tratamento frequentemente o tornam inacessível à maioria da população. 

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000
  • Clínica Odontológica - FTC
    Tel.:(71) 3281-8065
    Av. Luís Viana Filho, 8812, Paralela.Salvador,Bahia,CEP: 41.741-590
  • Faculdade de Odontologia UFBA
    Tel.: (71) 3283-9011, Av. Araújo Pinho Nº 62, Canela, Salvador,Bahia, CEP: 40110-150