podcast do isaúde brasil

Publicada em 29/10/2019 às 00h00. Atualizada em 29/10/2019 às 15h21

30 de outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

A reumatologista Dr.ª Liliana Galrão explica a doença, seus sintomas e tratamentos.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Reumatismo é o nome popular para toda e qualquer doença que acometa as articulações. A denominação correta é doença reumatológica e das doenças que compõem este grupo, algumas causam sintomas não só nas articulações, mas também em alguns órgãos como rins, pulmões e coração.

"Reumatismo é o nome popular para toda e qualquer doença que acometa as articulações".



Os fatores de risco estão mais relacionados às doenças articulares degenerativas como a osteoartrose,  ocorrendo normalmente nos idosos, como uma consequência do processo de envelhecimento, porém em adultos jovens que têm hábitos de vida que sobrecarregam as articulações e também naqueles com sobrepeso, a doença começa numa idade mais jovem. 

Os sintomas são dor nas articulações, limitação da mobilidade, rigidez articular e instabilidade articular. A doença desenvolve-se em alguns casos mais lentamente e em outros  mais rapidamente. Tudo depende da cada organismo, da predisposição genética de cada um. Das doenças reumatológicas a que mais acomete os órgãos e sistemas é o lúpus eritematoso sistêmico. O paciente poderá apresentar inflamação nos rins, causando nefrite (inflamação dos rins), poderá cursar com inflamação na pleura e  pericárdio, causando derrame pleural e pericárdico, assim como alterações hematológicas que se evidenciam através da anemia, leucopenia (redução no número de leucócitos no sangue) e plaquetopenia (diminuição das plaquetas que participam na coagulação).
 

As doenças reumatológicas são classificadas em doenças degenerativas articulares, doenças de partes moles (músculos e tendões) e doenças do colágeno. As mais comuns são: osteoartrose que aparece em 5% da população e, em segundo lugar, artrite reumatóide e fibromialgia que acometem 1% da população. Osteoartrose é uma doença degenerativa articular que aparece no idoso com manifestação de dor articular e rigidez. 

O tratamento se faz com fisioterapia e analgésicos. A fibromialgia é uma condição de dor crônica que aparece no adulto jovem, desencadeada pelo estress psicológico, caracterizada por cansaço, dor em todo corpo e sono não reparador. Seu tratamento é feito à base de antidepressivos, analgésicos opióides (são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral), acupuntura e em alguns casos acompanhamento psicológico. 

"A fibromialgia é uma condição de dor crônica que aparece no adulto jovem, desencadeada pelo stress psicológico, caracterizada por cansaço, dor em todo corpo e sono não reparador".

A artrite reumatóide é uma doença causada pela desregulação do sistema imunológico  que aparece no adulto jovem, causando dor articular e inflamação com deformidades. É uma doença que, se não tratada no início, leva a deformidades irreversíveis. O tratamento é feito com drogas imunossupressoras tais como metotrexato, leflunomida e mais recentemente drogas biológicas.

As doenças reumáticas são causadas por fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Na realidade existe uma predisposição genética que, exposta a fatores ambientais de estresse (emocional ou físico), leva a modificações psicológicas e então se dá o start, o início de todo o processo.
 
A detecção deverá ser feita pelo profissional de saúde, seja ele um médico clínico, ortopedista ou reumatologista. Porém o diagnóstico final é dado pelo reumatologista

O tratamento vai variar conforme o tipo da doença. Para as doenças degenerativas e de partes moles, utilizamos fisioterapia, analgésicos, antinflamatórios. Para as doenças do colágeno temos que lançar mão de drogas imunossupressoras, com o intuito de controlar a doença através da supressão do sistema imunológico.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB)
    Tel.: (71) 3276 8200
    End. Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290.000
  • Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES)
    Tel: 3283-8392
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Salvador, Bahia - Cep 40.110-060