podcast do isaúde brasil

Publicada em 03/01/2020 às 22h13. Atualizada em 03/01/2020 às 22h24

4 mudanças de hábito para melhorar sua versão em 2020

Algumas dicas para você começar melhor seu novo ano.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
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Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. Todos nós temos alguns hábitos do dia a dia que nos impactam negativamente e nem percebemos. São práticas tão automáticas que já viraram rotina. E já que estamos na época de fazer um balanço da vida, indico 4 mudanças de hábito que podem fazer você começar 2020 com o pé direito.

Apertar o botão “soneca” do despertador

Quando você faz isso, inconscientemente quer reivindicar o controle da sua vida, como se pensasse: “Eu decido a hora de levantar”. O problema é que esse hábito faz você entrar em um modo automático de procrastinação e deixar tudo para mais tarde. É realmente dessa forma que você quer começar o seu dia? Levantar assim que o despertador toca interrompe esse processo e ajuda a começar o dia com tempo suficiente e sem correria. Adotando isso como regra de vida, passamos a diminuir uma tendência de pensar excessivamente sobre cada detalhe, o que, muitas vezes, nos paralisa, e partir para a ação no momento em que ela nos chama é uma decisão que faz toda a diferença quando temos uma meta ou objetivo.

Lotar a agenda sem incluir tempo para você

Passamos muito tempo envolvidos com detalhes da rotina, do trivial e do outro, o que não só reduz o nosso tempo como desvia a atenção do autocuidado. Se não dedicamos tempo para nós e para o que desejamos, ao final do dia só o que sentimos é um vazio, apesar de termos feito mil coisas. Bloquear momentos para nós e para nossas prioridades não é egoísmo, é oxigênio para nossa vida. Se cuidamos de nós, estamos mais potentes para cuidar dos outros. Nossos dias passam a ter mais significado e experimentamos a sensação de satisfação por estarmos caminhando rumo ao nosso objetivo, incluindo nós mesmos.

Alimentar pensamentos negativos

Quando você define uma lente pela qual enxergará o mundo, o seu cérebro começa a captar as coisas sempre focado nela. E sempre que acontece algo que valida essa lente, ele manda sinais para prestarmos atenção naquilo. O resultado é que o pensamento negativo gera resultados negativos, que confirmam nossos pensamentos negativos, nos colocando em um espiral direto para o fundo do poço. Passamos a ver só o que é ruim, o que dá errado, o mal. A boa notícia é que o contrário também é verdadeiro, se focarmos no lado bom das coisas, temos a tendência de ver o copo meio cheio. Um exercício fácil e poderoso para entrar nesse novo modo é praticar a gratidão. Você pode começar agradecendo diariamente por 3 coisas bacanas que aconteceram no seu dia.

Comparar-se e tentar fazer igual

Com as redes sociais nos dando acesso a todas e todos, cair nessa armadilha é muito fácil. Muitas vezes, deixamos de ser nós mesmos para tentar agir/ser como alguém que é mais famoso, bonito ou bem-sucedido. Esse é um dos hábitos mais destrutivos que podemos ter. A comparação e a cópia matam sonhos, paralisam e deixam o mundo mais pobre, pois todos perdem quando um ser humano decide não expressar a sua criatividade original. Você nunca será uma melhor versão da pessoa que você copia. O que você faz e fala, o post que você publica e a roupa que você veste têm que ter a sua cara. A sua força está na sua autenticidade. 

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