podcast do isaúde brasil

Publicada em 17/10/2011 às 17h30. Atualizada em 18/10/2011 às 13h47

Amor é tema de palestra gratuita

Psicóloga fala das diferenças no amor entre homens e mulheres

CONTEÚDO HOMOLOGADO
Compartilhe

Que as mulheres e os homens vivem o amor de forma completamente diferente, tudo mundo sabe. Mas entender porque isso ocorre é a grande questão. E para ajudar a entender esse dilema, a psicóloga, psicanalista e doutora em psicanálise, Malvine Zalcberg, uma das maiores autoridades do assunto no país, realiza a palestra Por que os homens e mulheres vivem o amor de modos diferentes? O encontro com a pesquisadora acontece no dia 21 de outubro, às 8h, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O evento é uma realização da Bahiana e do Círculo Psicanalítico da Bahia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do telefone 71 3276 8265.

Palestra


Em sua fala, a psicóloga vai explorar os principais fatores que levam homens e mulheres a viver relações conjugais e o amor de maneira tão distinta.

Malvine é psicóloga, psicanalista e doutora em psicanálise. Foi professora adjunta da Universidade do Rio de Janeiro da qual se afastou após 26 anos de atividades acadêmicas.

Convencida da importância de transmitir as contribuições da psicanálise ao grande público, vem se dedicando a esse objetivo, paralelamente ao exercício da prática clínica e de participações em congressos e seminários de psicanálise.

Em seus livros, assim como em suas intervenções em diversos meios de comunicação, expõe conceitos psicanalíticos em linguagem clara e acessível, sem, no entanto, abrir mão do rigor teórico. Dedica-se particularmente a desvendar as singularidades da constituição psíquica de homens e mulheres, dois seres que, segundo Lacan, “não falam a mesma língua”.

Essas características decorrem das relações, diferenciadas, que meninas e meninos mantêm com os pais desde a infância. E mesmo se o contexto social atual nos leva a crer que essas distinções desapareceram, a estrutura emocional de homens e mulheres, diz Malvine, apresenta especificidades que levam cada um deles a desenrolar, a seu modo, os laços do amor.

Fonte: www.malvinezalcberg.com.br

Compartilhe
Mídias Sociais