podcast do isaúde brasil

Publicada em 15/08/2019 às 00h00. Atualizada em 15/08/2019 às 21h10

Barras de cereais, proteínas ou energéticas: você sabe escolher?

As barrinhas se tornaram-se muito populares entre quem prática atividade física ou entre quem está sempre na correria do dia a dia. Mas será que elas são todas iguais e fazem mesmo bem à saúde?

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Entre os alimentos bastante consumidos pelos praticantes de atividade física e pelas pessoas que se preocupam com uma alimentação saudável estão as barrinhas de cereais e de proteína. A popularidade destes produtos é visível não só em academias, mas também no cotidiano das ruas e dos locais de trabalho. Mas é importante conhecer as diferenças e as particularidades dos seus diversos tipos para que o consumo seja o mais adequado ao seu estilo de vida.

"A barra de cereais ganhou a atenção dos consumidores antes das outras. São baratas e fáceis de encontrar em supermercados, farmácias e afins". 

Há três tipos de barrinhas comercializadas atualmente: a barra de cereais, a barra de proteína e a barra energética. A barra de cereais ganhou a atenção dos consumidores antes das outras. São baratas e fáceis de encontrar em supermercados, farmácias e afins. Elas são compostas basicamente por xarope de glicose, cereais integrais ou não (como flocos de cevada, de arroz e de trigo, aveia em flocos), frutas, castanhas e podem conter chocolate como cobertura. Em termos de valor calórico, a barra de cereais geralmente apresenta um teor muito baixo comparado ao das outras barrinhas, porém algumas apresentam uma boa quantidade de fibras, que, por sua vez é bem inferior nas barras energéticas e de proteína. Essas barrinhas não são recomendáveis para substituir uma refeição, pois além do valor calórico muito baixo, são nutricionalmente incompletas, devendo ser uma opção somente para um lanche. Outro detalhe importante é observar a ordem em que aparecem os ingredientes no rótulo do produto (o primeiro está em maior quantidade e, assim por diante), pois algumas são basicamente constituídas de açúcar.

Já as barrinhas de proteínas são elaboradas a partir de ingredientes mais selecionados, como as proteínas do soro do leite (a famosa whey protein), proteína de soja, entre outras. Geralmente elas contêm um mínimo de 10g de proteína por barra, com quantidade semelhante de carboidratos e um pouco menor de gordura. De maneira geral, não são muito indicadas para quem deseja perder peso devido ao seu alto teor calórico. O grande propósito dessas barrinhas é fornecer uma boa quantidade de proteína nas refeições mais leves, como um lanche, por exemplo. Elas aliam a praticidade com a qualidade nutricional, pois é comum não conseguirmos adequar ao lanche, principalmente aqueles realizados fora de casa, uma boa quantidade de proteína. Podendo ser consumidas por indivíduos sedentários ou fisicamente ativos, esse tipo de barra é muito popular entre os adeptos da musculação com o intuito de aumentar massa muscular.

Por fim, as barras energéticas possuem um público alvo mais restrito, uma vez que são formuladas basicamente com carboidratos para beneficiar a prática esportiva. Possuem valor calórico semelhante ao das barrinhas de proteína com intenção de fornecer energia para melhorar o desempenho durante o exercício. Podem ser opções interessantes para um lanche antes de um treino ou uma competição, mas não são indicadas para pessoas sedentárias ou que desejem perder peso.

Mais importante do que o tipo certo de barrinha a se consumir é a adoção de hábitos alimentares saudáveis, pois muitas vezes elas são usadas de maneira desnecessária. Para utilizá-las corretamente de acordo com seus objetivos e, acima de tudo, promover saúde, procure sempre um nutricionista.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000
  • Núcleo de Estudos e Orientação Nutricional ao Atleta- NONA
    Universidade do Estado da Bahia - UNEB
    Tel.: (71) 3117-2492
    Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-BA. CEP: 41.150-000
  • Consultório Dietético
    Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia
    Tel.: (71) 3283-7714 / 7700
    Av. Araújo Pinho, nº32, Canela, Salvador, Bahia