podcast do isaúde brasil

Publicada em 06/12/2017 às 12h08. Atualizada em 06/12/2017 às 12h13

Como manter a saúde dos dentes e a boca saudável?

Apaixonados por doces devem redobrar cuidados!

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Que o açúcar é um dos grandes vilões dos dentes todo mundo sabe. Chocolates, sucos, tortas, geleias são diversas opções que vão desde algumas inocentes colheradas no café até uma bomba calórica no meio da tarde. 

Uma das questões mais frequentes sobre o assunto vem de pacientes que não dispensam um docinho, mas que não abrem mão de ter um sorriso perfeito. Para que as cáries se desenvolvam, é preciso três fatores: açúcar, placa e tempo. A placa é uma colônia de bactérias que gruda nos dentes e gengiva. Toda vez que uma pessoa ingere açúcar, as bactérias o metabolizam e criam ácido, que começa a danificar a estrutura do dente. 

A produção de saliva aumenta a cada vez que nos alimentamos. Ela é responsável por neutralizar o ácido e equilibrar o pH da boca, no entanto, o processo leva cerca de 30 minutos. Se a pessoa não eliminar a placa diariamente, as bactérias se acumulam e formam um ‘filme’ ao redor dos dentes e gengivas, impedindo a saliva de penetrar e higienizar o local. Desta forma, o ataque das bactérias é contínuo e a cárie se forma. 

Confira as cinco dicas para manter a boca saudável, mesmo se você é fã de doces:

1 - Se você pensa em atacar o chocolate, faça-o de uma vez – Lembre-se que a saliva leva cerca de 30 minutos para neutralizar o pH da boca. Mais vale comer uma porção satisfatória de uma vez do que um pedacinho a cada hora.

2 - Fique longe de refrigerantes – E fique atento à quantidade de açúcar adicionado ao chá ou café. 

3 - Não escove os dentes logo após a ingestão de alimentos – muitas pessoas correm para escovar os dentes assim que terminam de comer. Apesar de parecer a solução mais adequada para evitar cáries, essa medida pode danificar o esmalte dos dentes uma vez que a acidez da boca está mais elevada. O ideal é esperar entre 30 e 45 minutos.

4 - Fique de olho no “açúcar escondido” – muitos molhos, como o de tomate, contém uma quantidade de açúcar elevada.

5 - Frutose também é açúcar – O açúcar natural das frutas, a frutose também contribui para a acidificação da boca. Comer um cacho de uvas durante a tarde é tão nocivo quanto uma barra de chocolate. Permita-se desfrutar do açúcar de maneira responsável.

Palavras Chave:

odontologia cárie doces
Compartilhe

Saiba Mais