podcast do isaúde brasil

Publicada em 24/09/2015 às 18h57. Atualizada em 30/09/2015 às 00h29

Como podemos ser contaminados pelo vírus da gripe?

Saiba como evitar que a gripe se espalhe

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

O vírus da gripe pode ser transmitido não apenas pelas gotículas de saliva no ar, mas também quando essas gotículas se depositam em superfícies. Isso acontece quando alguém gripado espirra nas mãos e passa as em superfícies. O vírus é capaz de infectar quem entra em contato com ele por até mais de 24 horas. 

Superfícies como corrimãos, notas de dinheiro, objetos compartilhados e maçanetas de portas são as mais infectadas. 

O hábito de colocar as mãos no nariz e na boca ao espirrar ou tossir facilita muito a contaminação. 

Por isso, uma das principais recomendações durante um surto de gripe é evitar locais fechados e muito tumultuados. 

No caso dos gripados, caso não seja possível evitar ambientes com muitas pessoas, recomenda-se que levem lenços descartáveis para cobrir o espirro e jogá-los no lixo logo em seguida. Se não houver um lenço à mão, é recomendado que espirre na manga da camisa ou da blusa, na altura do cotovelo com o braço flexionado, de maneira a se evitar a dispersão de gotículas de saliva.

Levar as mãos ao rosto e tocar mucosas como olhos e nariz é um gesto bastante comum e responsável por grande parte do contágio da gripe. Assim, uma das principais maneiras de se prevenir é lavar constantemente as mãos. Sabão e detergentes podem facilitar a destruir da camada lipídica que recobre o vírus e inativá-lo.

Outra medida efetiva é o uso de desinfetantes como álcool gel que são portáteis e de uso prático. Por não deixarem resíduos e secarem mais rapidamente, podem ser  disponibilizados em locais públicos.

A higiene constante das mãos após o uso de meios de transporte públicos e o contato com objetos compartilhados devem ser um cuidado constante.

Palavras Chave:

Compartilhe

Saiba Mais