podcast do isaúde brasil

Publicada em 11/10/2019 às 06h59. Atualizada em 11/10/2019 às 07h06

Discalculia: dificuldades com operações matemáticas

No vocabulário de muitos pais, essa palavra pode ser nova ou nem existir, mas ela pode ser indício de que seu filho precisa de ajuda.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

A discalculia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade em desempenhar tarefas ligadas a toda e qualquer operação matemática. É importante ressaltar que essas barreiras incluem também a compreensão de conceitos numéricos e a utilização de fórmulas, símbolos ou qualquer outro ícone que faça alusão ao saber matemático.



É bem provável, por exemplo, que um aluno não consiga associar a palavra quatro ao algarismo correspondente. Ressalto que o distúrbio de aprendizagem não é o mesmo que a dificuldade que todos nós podemos ter na compreensão de uma disciplina específica. Não se trata de algo que pode ser resolvido com aulas particulares, por exemplo.

O distúrbio é causado por uma disfunção das áreas cerebrais responsáveis pela organização das habilidades matemáticas. O diagnóstico deve ser feito por psicopedagogo, psicólogo escolar e neuropediatras.

O tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar e também deve ser desempenhado por professores em educação especial para a utilização estratégica da matemática. Tudo isso para impulsionar o percurso pedagógico do aluno.

Compartilhe

Saiba Mais