podcast do isaúde brasil

Publicada em 29/11/2011 às 23h00. Atualizada em 19/04/2012 às 13h29

Estresse, depressão e ansiedade: conheça os “milagres” da acupuntura

Sem efeitos colaterais, técnica chinesa é uma ótima alternativa para tratar problemas emocionais

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Todo dia é aquele corre-corre. Acordar, fazer o café para as crianças, trabalhar, trabalhar, trabalhar e, por fim, dormir. A rotina se repete sempre e parece que as 24 horas do dia não são suficientes para darmos conta de nossas obrigações cotidianas. Mas tome cuidado. A “aparente” falta de tempo, o excesso de informações e o ritmo acelerado da vida contemporânea fazem com que as pessoas fiquem doentes, e pior: a maioria dos problemas causados por essa correria toda está na cabeça. Distúrbios emocionais como ansiedade, pânico, estresse, enxaqueca, irritabilidade ou insônia, por exemplo, são mais comuns do que se imagina.

Mas seria possível agir de modo diferente tendo mil atividades para fazer? A medicina tradicional chinesa (MTC) acredita que sim. Basta tentar encontrar um equilíbrio na vida, nas formas de enxergar as coisas ao nosso redor e no modo de lidar com as obrigações. Uma alternativa para atingir esse grau de comprometimento consigo mesmo é através da acupuntura, uma técnica milenar que ajuda a equilibrar as emoções, ameniza a ansiedade, o desânimo e combate a depressão. 



Para quem ainda não conhece muito bem o tratamento, a acupuntura é feita através de finíssimas e indolores agulhas que são colocadas em pontos específicos do corpo. Cada parte tem uma ligação com diferentes pontos como orelha, pescoço, nuca e assim por diante. Problemas emocionais são amenizados com esse tratamento oriental, que faz sucesso em diversos países, e surgiu há cerca de 5.000 a.C.

As picadas não causam dor. Ao invés disso, despertam o sistema nervoso, liberando diversos hormônios e substâncias neurotransmissoras. Destaque para a endorfina, responsável por causar a sensação de bem-estar e relaxamento, auxiliando no reequilíbrio da saúde mental e emocional dos indivíduos. A técnica é uma ótima forma para relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, causa uma melhora imediata no sono, na disposição, além de outros benefícios que vão depender da idade e do sexo do paciente. 
O principal objetivo da técnica é tratar o ser humano como um todo.

Os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença e, assim, determinar o melhor tratamento, tempo e pontos a serem escolhidos. 

Um só corpo, um só espírito.


"A acupuntura trabalha, justamente, com o intuito de harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças ou reduzir alguns sintomas da ansiedade."


Na acupuntura não existe separação entre mente, corpo e espírito. Quando um desses “fluxos” sofre uma desarmonia ou é perturbado por algum motivo, todos são prejudicados da mesma forma e, consequentemente, surgem diversos problemas para o indivíduo, como transtornos emocionais e a depressão. A acupuntura trabalha, justamente, com o intuito de harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças ou reduzir alguns sintomas da ansiedade, como ataques de pânico, sensações de incapacidade, o stress e os pensamentos negativos. 

Gostou dos benefícios? Então conheça as características de alguns problemas emocionais que abalam nosso equilíbrio energético, descubra se você os tem e saiba como tratá-los:

1 - A ansiedade é a sensação de apreensão ou receio, sem causa real. É normal senti-la, mas em graus aceitáveis. Ela só se torna patológica quando a pessoa sente medo ou tensão por tempo prolongado. Ao ficar ansioso, o indivíduo somatiza suas fraquezas psíquicas, podendo sofrer de dores de cabeça, dores difusas, gastrite, úlcera, insônia, problemas sexuais, entre outros sintomas.

2 - A depressão, por sua vez, é um distúrbio de alteração das emoções e do ânimo, que leva a mudanças físicas, emocionais e mentais. Os sintomas da depressão são muito variados, como sensações de tristeza, pensamentos negativos e/ou suicidas, até alterações da sensação corporal, como dores, desconforto no batimento cardíaco e enjoos. 

3 - O estresse envolve, além da depressão, sintomas físicos e também ansiedade, e, quando em fase crônica, dificilmente a pessoa consegue controlá-lo sem ajuda médica. O estímulo estressante pode causar uma série de sintomas, tanto orgânicos como de alterações psíquico-comportamentais. Em condições crônicas, causa desgaste físico-mental, chegando até a gerar doenças degenerativas permanentes.

Todos esses problemas são tratáveis pela acupuntura e apresentam resultados bastante satisfatórios e o melhor: sem efeitos colaterais. Em alguns casos, inclusive, pessoas que tomam medicamentos contra esses males podem abandonar os comprimidos. O processo ocorre de forma gradativa e o paciente precisa fazer o tratamento de acupuntura de forma regular. Vale lembrar que a filosofia da MTC não objetiva tratar somente a doença, mas também o doente, já que o princípio da técnica está no Sistema Nervoso Central, cuja função é defender o corpo humano de agressões emocionais.

"Os benefícios da acupuntura à saúde são comprovados cientificamente. Desde 1995 é reconhecida como especialidade médica".


 
Os benefícios da acupuntura à saúde são comprovados cientificamente. Desde 1995 é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. Para cuidar de problemas emocionais, especificamente, funciona como um bom aliado às terapias psicológicas.

Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da técnica ou têm preconceito. A acupuntura é uma excelente alternativa para quem foge das práticas tradicionais da medicina ocidental e seus comprimidos e remédios. Mas, para evitar que as agulhas sejam colocadas em locais contraindicados, é importante procurar por um médico treinado na especialidade, para que sejam cumpridas todas as etapas que caracterizam a conduta clínica adequada, desde a entrevista inicial - anamnese - o exame físico, a solicitação de exames complementares - a elaboração do diagnóstico e, por fim, as indicações terapêuticas, o devido acompanhamento da evolução clínica e eventuais mudanças das técnicas propostas.

Fotos

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório de Acupuntura - Clínica da Dor
    Hospital Universitário Prof. Edgar Santos
    Tel: (71) 3283-8000
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Salvador, Bahia, Cep 40.110-060
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB
    Tel.: (71) 3276 8200
    Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290-000