podcast do isaúde brasil

Publicada em 26/12/2019 às 14h46. Atualizada em 26/12/2019 às 20h31

Mitos e Verdades sobre acne

A dermatologista Dr.ª Camila Eduardo esclarece algumas das principais dúvidas sobre as desagradáveis espinhas.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Quem nunca ouviu alguém dizer que comer chocolate dá acne? E quem já não passou pasta de dente naquela desagradável espinha para ela secar e sumir no dia seguinte? Se ficarmos "ouvindo" e experimentando essas "receitas" caseiras, além de não resolvermos nossos problemas, podemos até mesmo piorar a saúde de nossa pele. Pensando em facilitar a vida de nossos leitores, conversamos com a dermatologista Dr.ª Camila Eduardo que esclareceu alguns dúvidas bem comuns em relação à acne. Confira

iSaúde - Comer chocolate dá acne?
Dr.ª Camila Eduardo 
- Mito! Não existe evidência científica atual que relacione algum alimento específico com o desenvolvimento da acne.
Por exemplo, foi feito um estudo específico com chocolate em pacientes com acne,  e não foi demonstrado que o consumo do chocolate piorasse a doença.
Alguns autores relacionaram dieta com carga glicêmica alta, ou seja, rica em alimentos que aumentem rapidamente a glicose na circulação,  como muitos açúcares, excesso de farinhas brancas, com piora da acne. Mas ainda não são dados definitivos.

" Não existe evidência científica atual que relacione algum alimento específico com o desenvolvimento da acne".


Também associou- se maior possibilidade de acne em situações de consumo exagerado de leite, mas são necessários mais estudos para comprovação.

iS - Lavar o rosto com sabão e açúcar melhora a acne?
Dr.ª Camila Eduardo
 - Mito. Usar sabão com açúcar produz um esfoliante caseiro. Pode ajudar a deixar a pele com sensação de maciez, mas não é um tratamento para acne.

"A acne é uma doença muito comum. Atinge cerca de 85% dos adolescentes, em diferentes graus. Alguns terão apenas cravos, outros podem ter quadros mais intensos, com mais espinhas, nódulos".

iS - Todo adolescente em acne?
Dr.ª Camila Eduardo 
- A acne é uma doença muito comum. Atinge cerca de 85% dos adolescentes, em diferentes graus. Alguns terão apenas cravos, outros podem ter quadros mais intensos, com mais espinhas, nódulos.

iS - Estresse piora a acne?
Dr.ª Camila Eduardo
 - Verdade. O estresse pode piorar sim a acne. Em situações de estresse há aumento da liberação de certos hormônios, que aumentam a produção de oleosidade, de sebo, pelas glândulas sebáceas. Isto acaba piorando a acne. Além disso, há indícios que no estresse haja uma redução na capacidade antiinflamatória do organismo, o que poderia aumentar as lesões inflamatórias da acne - as espinhas.  

iS - Espremer pode dar mais acne?
Dr.ª Camila Eduardo - 
Espremer as lesões pode machucar a pele, podendo levar a marcas, manchas. Há o risco também de, ao espremer as espinhas ou cravos, levar bactérias com as mãos, infeccionando e inflamando mais a pele.

iS - Tomar sol piora a acne?
Dr.ª Camila Eduardo - 
Sol em exagero pode piorar sim a acne. Por outro lado, um pouco de sol, para algumas pessoas, pode até melhorar o quadro. De todo modo, sempre é importante a proteção solar, com uso de chapéus, bonés e filtros solares apropriados ao tipo da pele.
 
iS - Cerveja dá acne?
Dr.ª Camila Eduardo
 -  Mito. 

iS - Pasta de dente seca e melhora a acne?
Dr.ª Camila Eduardo - 
Mito.

iS - Protetor solar dá acne?
Dr.ª Camila Eduardo
 - É importante escolher filtros solares que seja apropriado ao tipo da pele. Produtos com textura leve, toque seco, adequados para peles oleosas ou acneicas. Felizmente há diversas opções disponíveis atualmente.

"Sabemos atualmente que a predisposição genética é uma das principais causas da acne". 


 
iS - Acne é hereditário?
Dr.ª Camila Eduardo
 - Verdade. Sabemos atualmente que a predisposição genética é uma das principais causas da acne. Têm maior chance de desenvolver acne pessoas cujos pais tiveram acne (cerca de 3 ou 4 vezes maior do que pessoas  que não têm parentes de 1º grau com antecedente de acne).

Compartilhe

Tomar sol piora a acne?

Sol em exagero pode piorar sim a acne. Por outro lado, um pouco de sol, para algumas pessoas, pode até melhorar o quadro. De todo modo, sempre é importante a proteção solar, com uso de chapéus, bonés e filtros solares apropriados ao tipo da pele.

Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB)
    Tel.: (71) 3276 8200
    End. Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290.000
  • Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (HUPES)
    Tel: 3283-8392
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Salvador, Bahia - Cep 40.110-060