podcast do isaúde brasil

Publicada em 19/05/2014 às 00h00. Atualizada em 19/05/2014 às 11h53

O que é o sarampo?

Você sabe o que é o sarampo? Veja a entrevista com a médica infectologista Dra. Ceuci Nunes e entenda o assunto.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Após alguns veículos de comunicação anunciarem surtos de sarampo, os órgãos de saúde vêm alertando a população para a importância da vacina. Segundo a infectologista, Dra. Ceuci Nunes, a orientação atual do Ministério da Saúde é de que os brasileiros que estão indo para a Europa se vacinem, uma vez que estão ocorrendo surtos de sarampo em vários países desse continente. 

Ela ainda explica que os casos que estão ocorrendo no Brasil são com vírus de circulação na Europa, que estão sendo trazidos pelos turistas estrangeiros. "Mas é importante que as pessoas entrem no Brasil com o calendário vacinal em dia, pois estamos tendo casos de pessoas que se infectam aqui, embora o maior perigo esteja naquele continente", alerta.

É necessário que a vacinação ocorra 10 dias antes da viagem, no mínimo, para que a pessoa chegue ao seu destino protegida.

iSB - O que é o sarampo?

Dra. Ceuci Nunes - É uma doença viral aguda, altamente contagiosa e que pode ser prevenível por vacina.

iSB - Quais os seus sintomas?

Dra. Ceuci Nunes - É caracterizada por febre, coriza, conjuntivite e manchas na pele.

iSB - Quais as formas de contágio?

Dra. Ceuci Nunes - Através do contato com secreções respiratórias do paciente.

iSB - Como ocorrem os casos mais graves? 

Dra. Ceuci Nunes - Os casos mais graves ocorrem principalmente em crianças desnutridas. Nestes casos ocorrem complicações infecciosas secundárias, como pneumonias e infecções de pele que podem levar ao óbito.

iSB - Como prevenir? Comente sobre a importância da vacinação.

Dra. Ceuci Nunes - A principal forma de prevenção é a utilização da vacina, que faz parte do calendário vacinal como Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), a partir dos 12 meses de vida. Pessoas acima de um ano de idade são consideradas imunizadas quando tomaram, pelo menos, duas doses com intervalo superior a um mês entre elas.

iSB - Estamos em surto de sarampo? Como está a incidência da doença em Salvador ou na Bahia?

"Não estamos em surto de sarampo nem em Salvador, nem na Bahia. Os últimos casos em nosso estado ocorreram em 2006. "

Dra. Ceuci Nunes - Não estamos em surto de sarampo nem em Salvador, nem na Bahia. Os últimos casos em nosso estado ocorreram em 2006. Ocorre que tivemos surtos recentes em Recife e Fortaleza e casos podem chegar à Bahia. É importante ressaltar que vários surtos têm sido descritos em países desenvolvidos como França e Alemanha, devido à globalização e casos podem chegar por estrangeiros ou brasileiros que contraíram a doença no exterior.

iSB - Cite algumas recomendações sobre a doença.

Dra. Ceuci Nunes - A recomendação mais importante é de manter a vacinação em dia. Se não tiver certeza da utilização de duas doses ou se tiver muito tempo da última dose, deve ser utilizada uma dose de reforço. 

Palavras Chave:

sarampo surtos infectologia
Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB)
    Tel.: (71) 3276 8200
    End. Av. D. João VI, 275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290.000
  • Hospital Couto Maia
    Tel.: 71 3316-3084
    End: Rua São Francisco, s/n, Monte Serrat, Salvador, Bahia, CEP.: 40.425-060