podcast do isaúde brasil

Publicada em 18/06/2019 às 15h10. Atualizada em 18/06/2019 às 15h16

Odontologia Digital e Robótica: mais tecnologia na saúde oral

Novidades dispensam o uso de moldeiras e confecção de modelos em gesso para reprodução da arcada dentária.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Graças aos avanços tecnológicos, a Odontologia Digital e Robótica tem transformado a visita ao dentista mais prazerosa e vem ganhando, ano a ano, novidades que proporcionam maior eficácia e bem-estar em diversos tratamentos. O Scanner digital é uma das novidades para otimizar as diversas técnicas e reduzir tempo em procedimentos odontológicos. O equipamento é grande aliado da especialidade para obter imagens tridimensionais das estruturas bucais com excelência em precisão. A tecnologia pode ser usada para diagnóstico e execução de tratamentos, entre eles, implantes, restaurações, coroas, facetas e laminados cerâmicos.

A novidade possibilita uma experiência muito mais positiva nos consultórios, pois os pacientes se beneficiam com planejamentos mais precisos, comodidade, tratamentos mais rápidos e com um ótimo custo-benefício. O Scaner Digital permite a captura de imagens do meio bucal com segurança, que são enviadas para o computador e trabalhadas por um software, dispensando a utilização de moldeiras e confecção de modelos em gesso para reprodução da arcada dentária, entre outras etapas que, com o escaneamento intraoral, tornam-se desnecessárias. Com a ferramenta, é possível apresentar ao paciente, no próprio consultório, a simulação da transformação do sorriso.

De acordo com uma pesquisa publicada na Prótese News, revista especializada em Odontologia, nos tratamentos com restauração cerâmica de dentes anteriores, por exemplo, o processo digital permite otimização do tempo em até 75%, comparando-se ao método convencional. Além disso, também há redução de custo em todo o processo.

Outro benefício possibilitado pela integração das soluções digitais e robóticas aos procedimentos odontológicos, no caso das moldagens digitais, é a redução dos retornos e refações. Com esta tecnologia, é possível substituir a moldagem convencional por um escaneamento intraoral que possibilita a entrega de trabalhos em um curto período, de 24h a 72h, com alta precisão de planejamento. Essa novidade veio para ajudar principalmente os pacientes que não dispõem de tempo para realizar procedimentos que demorariam meses e que, em alguns casos, podem ser realizados em apenas um dia. Além de eliminar etapas clínicas, esse planejamento virtual contribui para evitar erros de distorções dos materiais de moldagem e identificação com mais clareza de possíveis problemas odontológicos.

A ferramenta permite ao dentista imagens altamente precisas que vão auxiliar o planejamento e tratamento personalizado, seguindo a necessidade de cada paciente, mapeando corretamente o formato dos dentes, assimetria, tamanho, desalinhamentos e tonalidade, entre outros.

Compartilhe

Saiba Mais