podcast do isaúde brasil

Publicada em 28/05/2012 às 00h00.

Preventivo: um dos principais exames para manutenção da saúde da mulher

Simples de ser realizado, esse exame pode detectar com rapidez e segurança lesões pré-câncer de fácil tratamento

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

"O exame preventivo faz parte da rotina de todas as mulheres e é indispensável para a detecção precoce do câncer do colo uterino".

O exame preventivo faz parte da rotina de todas as mulheres e é indispensável para a detecção precoce do câncer do colo uterino. Foi introduzido em 1925, pelo patologista Papanicolau, mas só começou a ser utilizado 20 anos depois. É realizado através do material  colhido da cérvice uterina (células - citologia cervical) que são coradas e examinadas ao microscópio. Esse exame é também chamado Papanicolaou, termo que hoje é pouco usado; o mais comum é a nomenclatura: exame preventivo.

Esse exame pode detectar lesões pré-câncer cujo tratamento é bem mais fácil do que quando o câncer está instalado, por isso o exame funciona como “preventivo” do câncer da cérvice uterina. No geral, uma paciente com vida sexual ativa e sem lesão no colo deve  fazer o seu exame preventivo anualmente. 

O câncer do colo uterino, na maioria das vezes, não produz sintomas importantes, contudo, quando avançado, pode provocar: corrimento genital com odor pútrido e com coloração avermelhada; sangramento na relação sexual; dor na pelve (baixo ventre), dentre outros. A sua neoplasia pode ser diagnosticada com os exames: citologia cervical, colposcopia e a biópsia  (que faz o exame histológico). A principal causa desse tipo de câncer é a infecção pelo Papilomavírus humano (HPV).

Os cuidados com a saúde da mulher devem começar desde a infância. Algumas meninas, mesmo antes da menarca, precisam de acompanhamento ginecológico devido a corrimento genital, crescimento de mamas e pelos pubianos precocemente, sangramento genital. Por isso, as mães devem ficar atentas a esses sinais.

Na adolescência, a orientação é de que as meninas sejam levadas para a consulta com o ginecologista logo após a menarca (primeira menstruação), antes de iniciar a vida sexual ou caso ocorra algum desconforto ou corrimento.

Além do exame preventivo do colo de útero, outros exames também são importantes para a manutenção da saúde da mulher: a ultrassonografia endovaginal e mamária, mamografia e dosagens hormonais.

"Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) o diagnóstico precoce tem aproximadamente 100% de cura para a mulher".



Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) o diagnóstico precoce tem aproximadamente 100% de cura para a mulher. O câncer de colo do útero vitima aproximadamente 5.000 mulheres por ano e é a quarta causa de morte por câncer no Brasil. Outro dado importante do Inca é a estimativa para 2012, com a projeção é de 18.000 novos casos.

"O tratamento para os casos de câncer do colo de útero são a cirurgia e a radioterapia, mas depende do estágio e do tamanho do tumor". 

O tratamento para os casos de câncer do colo de útero são a cirurgia e a radioterapia, mas depende do estágio e do tamanho do tumor. A vacina para HPV marca o início de outra fase para prevenção do câncer do colo, cuja aplicação deve ser feita em meninas a partir de nove anos, estendendo-se até a idade de 26. No mundo, inclusive no Brasil, atualmente existem dois tipos de vacinas para HPV, uma protege contra o câncer do colo e verrugas genitais e outra apenas contra o câncer. Essas vacinas são aplicadas em três doses por via intramuscular. 

Os estudos têm mostrado que pacientes que já tiveram HPV e estão tratadas podem tomar a vacina sem nenhuma restrição. A prevenção é a melhor arma contra as doenças.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • ADAB- Unidade De Saúde Multiprofissional
    Escola Bahiana De Medicina E Saúde Pública
    Tel: (71) 3276 8200
    Av. Dom João VI, nº 275, Brotas, CEP: 40290-000, Salvador, Bahia
  • Hospital Universitário Prof. Edgard Santos
    HUPES
    Tel: (71) 3283-8392 / 8383
    Rua Augusto Viana S/N, Canela, Cep 40.110-060, Salvador, Bahia
Mídias Sociais