podcast do isaúde brasil

Publicada em 12/12/2019 às 00h00. Atualizada em 12/12/2019 às 16h22

Quais as causas do desagradável ronco?

Inconveniente e chato o ronco tem tratamento. Saiba mais sobre o assunto.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Ele pode ser agravado pelo álcool e pela fumaça, além de outros fatores ligado à anatomia. Mas há tratamento. Neste bate-papo com a cirurgiã bucomaxilofacial, Dra. Kenya Felicíssimo, o iSaúde Bahia desvenda alguns mistérios sobre o ronco. Confira!

iSaúde Bahia - O que é o ronco?

Dra. Kenya Felicíssimo - O ronco é um barulho causado pela vibração dos tecidos da garganta durante o sono.

iSB - Quais suas causas?

Dra. Kenya Felicíssimo - Fator anatômico, como a micrognatia (mandíbula pequena, como a de Noel Rosa), além de fatores como obesidade, maus costumes como fumar, tomar bebidas alcoólicas em excesso e comer demasiadamente antes de dormir. A flacidez dos tecidos aumenta com a idade e também favorecem o acometimento do ronco, principalmente para mulheres na menopausa. A obstrução nasal, seja por desvio de septo, amígdala e adenoide também causam o ronco.

iSB - Por que o álcool e a fumaça agravam o ronco?

Dra. Kenya Felicíssimo - O álcool promove o relaxamento da musculatura, o que contribui para o ronco. A fumaça provoca inflamação da via aérea e também pode agravar o barulho.

iSB - O que é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono? Por que ela ocorre?

Dra. Kenya Felicíssimo - É uma parada respiratória de, no mínimo, 10 segundos, que se repete inúmeras vezes à noite. É uma doença evolutiva com a idade, pois quando os músculos relaxam, as vias respiratórias se obstruem, o que interfere e impede a respiração adequada.

iSB - Além do sono, quais outros problemas ela pode acarretar?

Dra. Kenya Felicíssimo - Cefaleia matinal, problemas cardíacos, insônia, déficit de atenção. As noites mal dormidas também causam irritação, nervosismo e impaciência durante o dia, esquecimentos e dor de cabeça difícil de tratar.

iSB - Estes problemas podem ser tratados pelo cirurgião-dentista?

Dra. Kenya Felicíssimo - Sim, o cirurgião-dentista faz parte de uma equipe multidisciplinar no tratamento dos distúrbios do sono e o profissional titulado em Odontologia do Sono tem competência para tal.

iSB - Como é o tratamento? Ele pode resolver tanto o ronco como a apneia obstrutiva do sono?

Dra. Kenya Felicíssimo - O tratamento realizado pelo cirurgião-dentista proporciona a eliminação do ronco e da apneia. É realizado com um aparelho intraoral, pequeno e discreto, utilizado durante a noite pelo paciente.

Compartilhe

Saiba Mais