podcast do isaúde brasil

Publicada em 29/08/2019 às 18h41. Atualizada em 29/08/2019 às 18h48

Quer fazer dieta? Cuidado! É sempre bom consultar um nutricionista antes de "fechar" a boca

Deficiências nutricionais e patologias graves são alguns dos riscos aos quais estão submetidos os seguidores das chamadas ‘dietas malucas’.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar milhares de dietas para quem quer perder peso em pouco tempo e sem muitos esforços. Esses ‘regimes milagrosos’, além de não resolverem o problema do peso, podem acarretar sérios problemas de saúde para os seus adeptos, devido à insuficiência de nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo, levando ao desenvolvimento de deficiências nutricionais e patologias graves. 



No mês em que se comemora o Dia do Nutricionista - 31 de agosto -, vale destacar algumas recomendações para quem vive a eterna briga contra a balança e/ou espelho. O primeiro passo é buscar um nutricionista para uma avaliação e, só então, julgar a necessidade de alguma intervenção nutricional ou encaminhamentos para os demais especialistas da equipe multidisciplinar. É preciso lembrar que o sobrepeso/obesidade é, via de regra, de base multicausal, sendo o profissional da área de nutrição, o especialista tecnicamente habilitado para prescrever e orientar uma dieta que atenda às necessidades do paciente, de forma individualizada.

Essas recomendações são burladas constantemente por quem busca mudanças rápidas no corpo. Com o ‘boom’ das influenciadoras digitais e maior acesso às informações no mundo virtual, mesmo que por vezes equivocadas, as pessoas acabam se esquecendo da necessidade de visitar o consultório de um nutricionista. O grande problema é que o organismo cobra bem caro e às vezes tardiamente pelo hábito da má alimentação: desnutrição, depleção (perda) da massa muscular, alterações graves dos fâneros (cabelos, pele e unhas), alterações hormonais e psíquicas são só alguns dos problemas que podem ser gerados.

Além de um cardápio variado à mesa, o nutricionista também alerta sobre a importância de realizar atividade física de forma regular – o que ajuda na obtenção de resultados mais eficazes, quando o assunto é a perda de peso.
 

Dica do Nutricionista


- Balancear o consumo de carboidrato, proteína e gordura – evitando a restrição de qualquer desses macronutrientes sem orientação do seu nutricionista.

- Apostar em pratos coloridos.

- Manter-se hidratado, consumindo, no mínimo dois litros de água por dia.

- Realizar seis refeições/dia, diminuindo a porção de cada alimento ingerido em cada uma delas.

- Consumir verduras, legumes e frutas regularmente.

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, enlatados, refrigerantes e comidas gordurosas.

- Praticar atividades físicas no mínimo três vezes na semana por 60 minutos.

- Realizar visitas anuais ao médico e ao nutricionista.


Compartilhe

Saiba Mais