podcast do isaúde brasil

Publicada em 22/12/2019 às 13h05. Atualizada em 26/12/2019 às 19h49

Restrição alimentar na Ceia de Natal?

Nutricionista dá dicas para montar jantar apropriado para quem tem restrição alimentar.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Para quem sofre com algum tipo de restrição alimentar, ver uma mesa de Natal farta e não poder aproveitar as delícias da época pode ser um verdadeiro martírio. Isso porque o consumo de algum item inadequado para a dieta de quem sofre com intolerância à lactose ou glúten, diabetes ou hipertensão, pode acabar prejudicando os festejos e prejudicando o estado do paciente. Mas, a boa notícia é que, é possível, sim, montar uma ceia adequada e saudável, equilibrando ingredientes e substituindo alguns itens tradicionalmente utilizados nessa época do ano.

É possível comer bem e de forma saudável, fazendo boas escolhas, que supram necessidades nutricionais e que ainda sejam saborosas. Também é recomendado que, na hora das compras, as pessoas se atentem aos rótulos dos produtos e optem por itens orgânicos, que contenham baixas quantidades de açúcares e sódio, bem como alimentos sem lactose ou glúten, caso haja intolerância.

Outra orientação importante é parar de focar, apenas, em calorias. Certos alimentos possuem baixo teor calórico, mas são pobres em termos nutricionais. É preciso equilibrar essa escolha para que além de emagrecer ou se manter em forma, se este for o desejo, não haja prejuízos para a saúde do indivíduo.

Alternativas para ceia

Peito de aves e Tender – opte por assá-lo em suco de frutas, sem uso de óleo ou outro tipo de gordura. Também poderá decorá-lo com frutas frescas.

 

Arroz – prepare-o com pouco óleo, não precisa ser azeite de oliva necessariamente e tempere com ervas finas, legumes, queijo branco e frutas secas.

Farofa – escolha por fazê-la com flocos de milho, queijo branco, e mix de castanhas da sua preferência.

Panetone – adquira marcas sem glúten, se necessário, e fique atento aos valores nutricionais.

Compartilhe

Saiba Mais