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Publicada em 31/08/2012 às 00h00. Atualizada em 02/09/2015 às 12h06

Veja como o Pilates ajuda na formação do corpo do bailarino

Controlar o centro do corpo é a chave para evitar lesões e utilizar a potencialidade máxima do corpo do bailarino. Aprenda mais com a especialista em Pilates, Selma França

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
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"Pilates criou um sistema em que a base era a integração do corpo, mente e espírito, promovendo equilíbrio e harmonia através de exercícios físicos".

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha, em 1880. Quando criança, sofria raquitismo, febre reumática e asma, o que o levou a praticar exercícios físicos. Praticou técnicas orientais e ocidentais de movimento, incluindo a ioga. Trabalhou tanto no seu condicionamento que, aos 14 anos, foi modelo de quadros de anatomia.

Na primeira grande guerra, serviu como enfermeiro nos campos de refugiados na Ilha do Homem, na Inglaterra, e foi lá onde começou a experimentar exercícios com as molas das camas de hospitais (o que no futuro se tornaria um sistema revolucionário e sua grande invenção), nos pacientes feridos da guerra que sofriam de doenças advindas da imobilidade. Observou que os pacientes submetidos a exercícios curavam-se mais rápido do que aqueles que ficavam sem exercitar-se. Contrapondo estas conclusões, encontram-se na literatura afirmações segundo as quais o campo onde Joseph Pilates serviu como enfermeiro não foi acometido pela epidemia de influenza, que dizimou outros campos de refugiados na época, matando mais do que a própria guerra...

Nesse período, começou a criar seu sistema de exercícios originais que logo denominou contrologia ("a ciência do controle"), desenvolvendo aparelhos de mecanoterapia que ajudariam as pessoas a realizar exercícios e atividades que comumente não conseguiam sem a ajuda dos equipamentos. Pilates migrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu o seu método com bailarinos, atletas e sua esposa Clara, enfermeira.

Pilates criou um sistema no qual a base era a integração do corpo, mente e espírito, promovendo equilíbrio e harmonia através de exercícios físicos. O método Pilates tem como base exercícios que trabalham os músculos expiratórios e que estabilizam a coluna. Um deles é o transverso abdominal e um outro é um músculo estabilizador, o multífidos. Os músculos transverso abdominal, em interação com o diafragma, o assoalho pélvico e os abdominais superficiais formam a power house (casa de força), ou  o core control (o controle do núcleo).



Joseph Hubertus Pilates estabeleceu alguns objetivos de vida, voltados para uma alimentação sadia e prática de exercícios, talvez por ser filho de uma naturopata e de um campeão olímpico. Seus propósitos eram, segundo o Guia da Aliança Mundial de Pilates (PMA GUIDE):

1.    Saúde Integral do Corpo: pode ser alcançada através de exercícios, de uma dieta adequada, bons hábitos de higiene e sono, bastante luz solar e ar fresco, além de equilíbrio entre trabalho, recreação e descanso.

2.    Engajamento Integral do Corpo: Em todas as esferas da vida, para atingir as realizações mais elevadas de que somos capazes, devemos constantemente nos esforçar para adquirir corpos fortes e saudáveis, e desenvolver nossas mentes até o limite de nossas capacidades.

O Engajamento Integral do Corpo é a disciplina física e mental, é uma ética de trabalho e uma atitude em relação a si mesmo, e assumir um estilo de vida necessário para alcançar a Saúde Integral do Corpo. 

3.    Respiração: acima de tudo aprenda a respirar corretamente, ar para dentro e ar para fora, expire completamente. O trabalho respiratório que gera o fortalecimento dos músculos abdominais é a base dos exercícios do método Pilates. A respiração é parte integrante do funcionamento geral do corpo, aumentando a capacidade volumétrica, oxigenação e outras mudanças fisiológicas. A inspiração e expiração consistentes e plenas ajudam o sistema circulatório a nutrir todos os tecidos em oxigênio, eliminando impurezas e subprodutos do metabolismo. Pilates chamava esse mecanismo de limpeza de “Internal Shower”, que revigora e rejuvenesce a mente e o corpo.

O trabalho de Joseph Pilates inclui alguns princípios básicos: concentração, controle, precisão, isolamento, integração, centralização, fluxo do movimento, respiração e rotina.

Em 1991, Alice Becker Denovaro, bailarina profissional, trouxe o método Pilates para o Brasil, depois de fazer uma formação de dois anos na Califórnia, EUA, logo após a conclusão do seu mestrado. O método Pilates ajudou-a a reabilitar-se de uma lesão grave no joelho, permitindo que voltasse a dançar e ainda melhor que antes, tornando-se inclusive solista da Companhia de Balé do Teatro Castro Alves. Foi em Salvador, na Bahia, que Alice montou o primeiro estúdio de Pilates do Brasil, disseminando o método, em seguida, no país, através da Physio Pilates, empresa pioneira no método Pilates e outras técnicas de movimento.


Leia também: O Pilates no trabalho de prevenção a lesões no corpo do bailarino (Parte 2).

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