podcast do isaúde brasil

Publicada em 05/12/2012 às 00h00. Atualizada em 06/12/2012 às 00h45

Você já ouviu falar em Coaching?

Veja como essa atividade de aconselhamento pode lhe auxiliar na vida profissional.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

Muito utilizada para auxiliar uma pessoa em seu desempenho profissional, o Coaching pode ser uma importante ferramenta no planejamento de metas e soluções de problemas. A atividade é hoje muito usada no campo da psicologia organizacional. Para saber mais sobre o assunto, o iSaúde Bahia conversou com a psicóloga Aline Ferreira Campos. Confira a entrevista!


iSaúde Bahia -  Muito tem-se ouvido falar em coaching, mas o que é isso?

Aline Ferreira Campos 
- Coaching é uma atividade de aconselhamento, muito usada no campo da psicologia organizacional. Consiste em exercer um projeto de acompanhamento e um tipo de tutorial pessoal, voltado para objetivos específicos, realização de metas, resolução de dificuldades. O coach (palavra inglesa que significa tutor, orientador técnico) encontra-se com seu cliente, estabelece objetivos para o trabalho e o acompanha,  ajudando-o a resolver dificuldades e a desenvolver-se.

Quando trabalhei com isso, foi parte de um projeto de desenvolvimento gerencial que fizemos no banco onde trabalhava, o Nationwide Bank, de 1992 a 1995, na Inglaterra. Os gerentes que precisavam de um tipo especial de aconselhamento e tinham um perfil que permitia esse tipo de trabalho (por ser muito caro para a empresa) poderiam beneficiar-se participando dele. 

Por exemplo, um executivo de alto nível tinha uma dificuldade em liderar pessoas. Em vez de participar de um treinamento em grupo, ele era acompanhado por um psicólogo organizacional no local de trabalho. Tinham espaço para discutir as dificuldades, fazer um diagnóstico e montar um projeto de ação. Neste exemplo, foram trabalhadas com o gerente questões bem pessoais, que remetiam a dificuldades com sua família de origem e com a atual, mas que estavam influenciando negativamente sua capacidade para lidar com pessoas. Além de oferecer aconselhamento pessoal, o coach também acompanhava o gerente em momentos de trabalho e observava suas dificuldades, podendo lhe oferecer orientações de como desenvolver suas habilidades comportamentais. O trabalho tinha início, meio e fim. Quando aconteciam os resultados programados, o trabalho era finalizado. A duração nas organizações vai depender da profundidade do trabalho, da rapidez dos resultados e, é claro, do orçamento disponível para esse tipo de desenvolvimento.

"Além de oferecer aconselhamento pessoal, o coach também acompanhava o gerente em momentos de trabalho e observava suas dificuldades, podendo lhe oferecer orientações de como desenvolver suas habilidades comportamentais".

 

iSB - O que é Coaching de bem-estar?

Aline Ferreira Campos
 - Um coaching (tipo de aconselhamento) voltado para o bem-estar das pessoas, da sua saúde integral, envolvendo corpo, mente e espírito.

iSB - Como um processo psicoterápico pode promover o bem-estar físico?

Aline Ferreira Campos
 - Na visão com que trabalho, a Gestalt Terapia, vemos o ser humano como um ser bio-psico-sócio-espiritual, portanto, o bem-estar físico e emocional são partes de uma mesma unidade, a saúde integral da pessoa. Corpo e mente são manifestações do todo, então se um está sofrendo, o outro também está acompanhando.

"Corpo e mente são manifestações do todo, então se um está sofrendo, o outro também está acompanhando".

Quando buscamos o bem-estar emocional também precisamos olhar o físico. Nossas atividades de repouso e sono, alimentação, exercícios físicos, ambiente que habitamos, contatos afetam a nossa vida emocional (e vice-versa). Se queremos um bem-estar psicoemocional, precisamos incluir atividades que afetam o corpo físico.

iSB - Que dicas você daria para uma melhora (mesmo que pequena) na qualidade de vida de uma pessoa que vive angustiada e se sente infeliz com o estresse contemporâneo?

Aline Ferreira Campos
 - Que olhe para suas questões psicoemocionais, problemas mal resolvidos, sofrimentos antigos e que busque um tratamento para seu crescimento psíquico. Que procure cuidar de sua saúde através de uma alimentação saudável, exercícios físicos, tratar de doenças que tenha. Que procure uma vida mais equilibrada, buscando momentos de relaxamento e descanso. Que procure atividades que promovem maior silêncio e paz interior, como a meditação diária. Que busque contato com sua dimensão divina. Que busque melhorar suas relações com outros seres humanos, para que sejam mais nutritivas. Que busque maior contato com a natureza.

Enfim, uma mudança no estilo de vida, na forma de viver a vida interior e exterior será necessária para lidar com o estresse contemporâneo. Não creio que apenas uma "maquiagem" seja suficiente para a pessoa lidar com o estresse. Tem que fazer uma mudança profunda.

"A felicidade é definida de diversas formas por pessoas e grupos diferentes. Alguns acham que é ser rico ou ser saudável ou terem bons relacionamentos,  paz interior,  contato com Deus". 

 

iSB - O que entendemos como felicidade? É possível ser feliz?

Aline Ferreira Campos -
 A felicidade é definida de diversas formas por pessoas e grupos diferentes. Alguns acham que é ser rico ou ser saudável ou terem bons relacionamentos,  paz interior,  contato com Deus. Não é possível dar uma resposta universal para essa pergunta. Claro que muitas pessoas idealizam a felicidade, mas isto é mais para Walt Disney do que para nós humanos. Eu, dentro do meu trabalho como psicoterapeuta, como ser humano, acredito na possibilidade de ser feliz, o que não significa uma vida sem obstáculos ou momentos tristes, mas uma vida plena, saudável, com sentido e capacidade de lidar com o que vai surgindo. Creio também na necessidade de estar em paz consigo mesmo, com o ambiente (incluindo pessoas) e com sua vida espiritual.

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • SEPSI - Serviço de Psicologia
    Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Tel.: (71)3276-8259
    Av. Dom João VI, nº 275, Brotas, Salvador, Bahia CEP: 40290-000
  • NEPPSI - Núcleo De Estudos E Práticas Psicológicas
    Universidade Salvador
    Tel.: (71) 3330-4612 / 4662
    Rua Ponciano de Oliveira, 126, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, CEP 41.950-275
  • NAPSI – Núcleo de Atendimento Psicológico
    Tel.: 3247-5020
    Rua Ademar de Barros, Nº 343 – Ed. Julio Call, S/108 - Ondina, Salvador, Bahia