podcast do isaúde brasil

Publicada em 17/07/2011 às 10h45. Atualizada em 02/08/2011 às 17h42

Você sabe como surgiu o 1º hospital do Brasil?

Conheça um pouco mais sobre o dia a dia desta unidade de saúde, seus serviços e benefícios.

CONTEÚDO HOMOLOGADO Bahiana
Compartilhe

"Registros históricos mostram que o primeiro hospital do mundo foi construído na Índia, entre os anos 273 e 232 a.C., mas, somente entre os séculos XVIII e XIX passaram a ser de responsabilidade do governo".

O dia do hospital é comemorado em 2 de julho, data na qual foi fundada a Santa Casa de Misericórdia da cidade de Santos, um dos maiores hospitais do Brasil, no ano de 1945, pelo governo do presidente Getúlio Vargas. Registros históricos mostram que o primeiro hospital do mundo foi construído na Índia, entre os anos 273 e 232 a.C., mas, somente entre os séculos XVIII e XIX passaram a ser de responsabilidade do governo.

O hospital público é um local que oferece serviços médicos gratuitos e obrigatórios, pois está determinado pela Constituição do nosso país que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Existem inclusive leis que regulamentam, tal como a de nº 8.080, que institui o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos podem variar entre consultas, curativos, exames de bioimagem, serviços laboratoriais, tratamentos clínicos e cirúrgicos entre outros.

Algumas unidades prestam serviços de pronto-socorro (atendimento imediato) para acidentados ou pessoas que estejam em crise, com convulsões, cólicas renais, desmaios, dores fortes etc. Pediatria, cardiologia, neurologia, obstetrícia, reumatologia, dermatologia ortopedia, oftalomologia, otorrinolaringologia estão entre as diversas especialidades médicas, embora nem sempre todas estejam disponíveis.

Os serviços hospitalares são onerosos, graças às muitas demandas dos clientes, quer seja em hotelaria, medicamentos, equipamentos e material de consumo necessário para o diagnóstico e terapêutica. Uma parcela da população recorre aos planos de saúde, como alternativa ao sistema público, hoje sobrecarregado. Muitas pessoas não são atendidas conforme suas necessidades, gerando desconforto e problemas a serem resolvidos. Para que isso não aconteça, é importante buscar informações sobre o contrato de prestação de serviços e a capacidade da empresa contratada, a fim de obter detalhes para os atendimentos e serviços oferecidos.



Um hospital não pode ser implantado em qualquer local, pelo contrário, suas instalações devem ser adequadas, amplas e arejadas, necessitando de estrutura física e humana apropriada, com enfermarias, leitos próprios, farmácia interna, lavanderia, cozinha e restaurante, capela, além de um sistema de limpeza adaptado para fazer a desinfecção do local, evitando as infecções hospitalares.

"O primeiro hospital do Brasil foi fundado por Braz Cubas, no dia 1º de janeiro de 1545".


O primeiro hospital do Brasil foi fundado por Braz Cubas, no dia 1º de janeiro de 1545. Como esse dia é conhecido por ser o de Todos os Santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos. A cidade de Santos, em São Paulo, recebeu esse nome por causa do hospital.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA EENTRE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?
 
Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita e não “urgência”.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Essa palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo.

"Hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergências. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), dengue são urgências".

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergências. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), dengue são urgências.

Atualmente, a maioria das ambulâncias tem escrito em letras capitais apenas a palavra AMBULÂNCIA, já que o encaminhamento é feito na chegada ao hospital, e, ao motorista só basta saber que deve abrir caminho!

Compartilhe
Serviços Gratuitos
  • Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana
    Av. D. João VI, nº275, Brotas, Salvador, Bahia, CEP. 40.290.000
    Tel.: (71) 3276 8200.



  • Hospital Geral Roberto Santos
    Tel: 71 3372-2999 / 3387-3429
    Rua Direta do Saboeiro s/n, Cabula - CEP: 41180-780
  • Hospital Geral do Estado
    Tel: 71 3117-5999
    Av. Vasco da Gama s/n - CEP: 40.286-901



  • Hospital do Subúrbio
    Tel: (71) 3217-8600 / 8601
    End: Rua Manoel Lino, s/n - Estrada Velha de Periperi