podcast do isaúde brasil

Publicada em 24/07/2019 às 13h29. Atualizada em 31/07/2019 às 11h39

Você sabia que crianças também podem fazer implantes dentários?

Veja em quais situações uma pessoa necessita de um implante dentário

CONTEÚDO HOMOLOGADO
Compartilhe

Os implantes dentários popularizaram-se como solução em caso de perda de dentes. Porém, o que você sabe sobre eles? Veja algumas curiosidades esclarecidas pelo dentista e professor do curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Leonardo Costa.

iSaúde Brasil – O que são implantes dentários e quais os materiais que o constituem?

Leonardo Costa – Implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir um ou mais dentes onde uma prótese é aparafusada ou cimentada, contribuindo, assim, para uma melhor aparência física e função mastigatória.

iSaúde Brasil – Em quais situações a pessoa necessita desse implante?

Leonardo Costa – Quando a pessoa perde um ou mais dentes e não quer ter uma prótese removível.

iSaúde Brasil – Crianças podem utilizar implantes dentários em alguma situação?

Leonardo Costa – Crianças podem receber implantes provisórios, os chamados mini-implantes que ajudam no tratamento ortodôntico e são removidos depois do tratamento.

iSaúde Brasil – Quais os riscos decorrentes do uso de implantes dentários?

Leonardo Costa – Desde que sejam realizados por profissionais capacitados não existem riscos para o uso de implantes dentários, mas, depois da instalação do implante e da prótese, o paciente tem que fazer manutenções regulares com o dentista e o procurar, caso perceba algum problema.

iSaúde Brasil – Quais as recomendações necessárias do período pré-operatório?

Leonardo Costa – No pré-operatório, são solicitados exames de imagem, como tomografias para se analisar a área em que serão instalados os implantes, exames médicos como os de sangue, teste de esforço e eletrocardiograma.

iSaúde Brasil – No quesito saúde bucal, quais as principais vantagens dos implantes dentários em relação às dentaduras? 

Leonardo Costa – A principal vantagem é ter uma reabilitação fixa, dando mais segurança e conforto no momento da alimentação e no convívio social.

iSaúde Brasil – O custo para a realização de implantes dentários é alto? É possível fazer esse tipo de procedimento no SUS?

Leonardo Costa – Os tratamentos com implantes dentários têm um custo mais elevado, porém as clinicas têm facilitado os pagamentos para que mais pessoas tenham acesso a eles. As faculdades de Odontologia, como a BAHIANA têm realizado os implantes dentários com custos mais reduzidos.

iSaúde Brasil – Qual o critério para a realização de implantes dentários? É uma questão apenas de saúde ou a pessoa pode solicitar esse procedimento por estética?

Leonardo Costa – O principal critério para a realização de implantes dentários é o desejo da pessoa de ter dentes, porém ela tem que gozar de boa saúde. A reabilitação com implantes é tanto uma questão de saúde como de estética. A ausência de dentes compromete a saúde e o bem-estar, pois, sem dentes, a pessoa não consegue se alimentar adequadamente nem se relacionar por medo de a prótese removível cair ou por vergonha de não ter dentes.

Compartilhe

Saiba Mais